Perfil

SIC Esperança

Reciclar é Dar e Receber - Salas de Estudo

"Reciclar é Dar e Receber - Salas de Estudo" é uma iniciativa de responsabilidade social e ambiental realizada numa parceria entre a Sociedade Ponto Verde (SPV), e a Entrajuda e a SIC Esperança. Com o objetivo de suscitar a criação ou renovação de Salas de Estudo em Instituições de Solidariedade Social (IPSS) localizadas por todo o País, este projeto irá permitir a crianças carenciadas que frequentam o primeiro ciclo, terem um local onde podem estudar depois da escola, apoiadas por técnicos, professores ou voluntários. Este projecto parte da convicção de que só através da educação é possível quebrar ciclos de pobreza e promover um futuro melhor, a muitas destas crianças que têm dificuldades escolares e não têm apoio.


Durante todo o ano 2011, por cada tonelada de vidro enviada para reciclagem pela população portuguesa através dos ecopontos, a SPV contribui com um donativo de 1€ destinado à implementação deste projecto. Alia-se assim a esta iniciativa toda a população sensibilizando-a para esta dupla componente.


O período de candidaturas decorrerá de 28 de Março a 5 de Abril de 2011, e o formulário de candidatura estará disponível online nos sites dos três parceiros:
www.pontoverde.pt , www.entrajuda.pt .

Submeta o formulário de candidatura aqui!

Consulte o regulamento aqui!


Perguntas Frequentes - FAQ!


1.Que requisitos necessito ter para candidatar-me?
Para poder candidatar-se, a Instituição deve cumprir os seguintes requisitos: estar legalmente constituída como Instituição Particular de Solidariedade Social ou equiparada; não ter práticas discriminatórias; estar legalmente enquadrada e sem dívidas em termos de Finanças e Segurança Social; dispor de estrutura e capacidade suficientes para garantir a boa execução dos projectos candidatados.

2. Como me posso candidatar?
As candidaturas estarão abertas de 28 de Março a 5 de Abril, e poderão ser efectuadas através do preenchimento de um formulário online disponível nos sites www.pontoverde.pt , www.entrajuda.pt .

Serão apenas aceites as candidaturas resultantes do preenchimento do formulário online.

3. Não somos uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS), podemos candidatar-nos?
Esta iniciativa destina-se a IPSS ou equiparadas, ou seja, exclusivamente a entidades sem fins lucrativos.

4. Já temos uma sala de estudo, podemos candidatar-nos?
Se a sala de estudo que possuem se encontra em mau estado de conservação ou tem défice de material podem candidatar-se.

5. Existe um número mínimo de beneficiários para usufruir de uma sala de estudo?
Não. O número de beneficiários só por si, não é um factor de aceitação ou exclusão. Existem um conjunto de critérios, que avaliados em conjunto determinam quais as candidaturas válidas.

6. O projecto cobre encargos com recursos humanos afectos às salas de estudo?
Poderão ser contempladas despesas com professores e educadores afectos à sala de estudo, no entanto a instituição deverá garantir a sustentabilidade futura do projecto.

7. Em caso de dúvidas a quem me devo dirigir?
Para esclarecer dúvidas, os candidatos podem contactar por correio electrónico [email protected] ou [email protected] . Não serão prestados esclarecimentos por telefone.

8- Quais os critérios de avaliação?
As candidaturas serão objecto de avaliação tendo em conta:
- Localização geográfica do projecto - As instituições deverão estar espalhadas num mínimo por 8 Distritos do Continente e Ilhas tendo em atenção as disparidades entre zonas rurais e urbanas.
- Valor Social Gerado e Relevância social - Neste critério serão avaliadas as respostas sociais já existentes na zona geográfica, a realidade social onde estão inseridos e a mais valia que este projecto irá gerar.
- Possibilidade de execução do projecto - Avaliação da capacidade da instituição e recurso disponíveis para a viabilização do projecto.
- Outras parcerias que viabilizem a concretização deste projecto - A existência ou não de parcerias que permitam a concretização e continuidade do projecto.
- Relevância para o trabalho desenvolvido pela instituição - Eventuais mais valias para a instituição geradas pelo projecto.
- Sustentabilidade do projecto - capacidade da instituição de manter o projecto em funcionamento para além do apoio da Sociedade Ponto Verde.
- Período de funcionamento

9. É necessário enviar os estatutos e relatórios de actividades?
Durante o período de candidatura só é necessário preencher o formulário online. As instituições seleccionadas para a 2ª fase, serão contactadas posteriormente para apresentação das provas documentais referidas no regulamento.

10. Quais são as datas chave de todo o projecto?
O período de candidaturas será de 28 de Março a 5 de Abril de 2011. A avaliação dos projectos decorrerá até dia 30 de Junho, sendo a anunciados os projectos vencedores a 15 de Setembro de 2011.

nas redes

pesquisar