Perfil

SIC

Dica da Lé: mousse de abacate com cacau

O melhor e mais saudável substituto para a calórica mousse de chocolate!

Hoje trago-vos uma receita que descobri recentemente: moussede abacate com cacau. É uma ótima substituta para a mousse de chocolatetradicional e não lhe fica nada atrás em sabor, antes pelo contrário!
Se na mousse de chocolate se preocupa por utilizar muitos ovos, muita gordura emuito chocolate (que se traduz, também, em muitas calorias) e se acha que não ébom para as crianças estarem sempre a ingerir tanto açúcar (embora seja,provavelmente, a sua sobremesa favorita), esta é a alternativa ideal! Esta mousseé feita com fruta e, por isso, torna-se suficientemente adocicada.

   

O abacate éum alimento muito benéfico por excelência: é bom para a pele, para acirculação, para o controlo do colesterol, para a hidratação capilar e também érico o suficiente para nos deixar com sensação de saciedade – não é à toa queagora anda muito em voga. Para além de todos estes benefícios, a mousse é muitorápida de fazer e não precisa de lume nem de colocar nada em banho-maria. Bem,mas vou deixar o meu entusiasmo de parte e passar à receita:

    

Ingredientes:

- 2 abacates pequenos maduros

- Leite vegetal q.b

- 4 colheres de sopa de cacau em pó sem açucar

- 1 colher de sopa de mel ou 3 tâmaras maduras sem caroço ou2 colheres de sopa de xarope de agave (estes ingredientes servem para adoçar amousse. Não os utilize todos, escolha apenas um!)

   

Preparação:

- Colocar no processador de alimentos o abacate com o leitee triturar até ficar em puré;

- Adicionar o cacau e voltar a misturar tudo. Perceber aconsistência (tem de ficar semelhante a mousse) e se necessário adicionar maisum pouco de leite;

- Adoçar com o mel,  as tâmaras ou o agave;

- Colocar em tigelas ou copinhos e deitar algumas sementasou bagas no topo;

- Deliciar-se ou colocar no frigorífico para mais tarde.

Aconselho a colocar no frigorífico, pois ganha algumaconsistência. Quanto às bagas/sementes, recomendo goji, sésamo, chia, etc.Utilizem as que mais gostarem ou também podem optar por frutos secos triturados(como nozes ou amêndoas, que também vão muito bem com o sabor da mousse).

  

Espero que se deliciem tanto como nós aqui no palacete e quefiquem tão entusiasmados quanto eu. É mesmo uma ótima receita para sobremesa edá uma mousse deliciosa e muito leve!

   

E agora, no meio de tanto abacate e chocolate, lembrei-me deum poema muito engraçado que li por aí e que partilho convosco:

Entre um corte na cebola
E um golpe no tomate
Entre o cabo davassoura
E um chazinho de erva-mate

Nadam palavras erimas na xícara de chocolate!

E quem se atrever atomar
Esse aperitivoLIGHT...
É possível seengasgar
Entre poemas eabacate.

Joelma Maia

   

nas redes

pesquisar