Perfil

SIC

Tartes e crepes de limão

Saiba como preparar as receitas da Mafalda Agante

Crepes:
1 ovo
1 chávena de farinha de trigo (podem usar outra farinha, incluindo sem glúten)
200 ml de leite
3 colheres de sopa de açúcar
2 colheres de sopa de manteiga

Curd de Limão:
5 gemas
Sumo de 2 limões
150 g de açúcar
4 colheres de sopa de manteiga

1 colher de amido de milho!


Decoração:
Mirtilos
Açúcar em pó (facultativo)

Curd de limão: misturar o açúcar, o amido de milho e as gemas num tacho. Juntar a casca e o sumo de limão. Levar ao lume até engrossar, sempre a mexer. Envolver a manteiga até ficar uniforme. Verter num prato fundo. Deixar arrefecer e levar ao frigorífico.
Crepes: misturar todos os ingredientes até ficar uma massa homogénea. Untar uma frigideira larga antiaderente com manteiga. Verter uma concha de sopa de massa (quase cheia) na frigideira e espalhar inclinando a frigideira, até que o fundo fique todo com massa. Levar ao lume. Deixar alourar o crepe dos dois lados. Repetir até terminar a massa. Colocar cada crepe num prato, barrar com o curd de limão, dobrar o crepe a meio e voltar a dobrar. Servir com mais creme, mirtilos e açúcar em pó.

Minitartes de Limão (sem glúten)

Base:
1 ovo
150 g de farinha de arroz
50 g de manteiga
3 colheres de sopa de açúcar
1 colher de sopa de amido de milho
1 colher de sobremesa de fermento sem glúten

Curd de Limão:

1 colher de amido de milho!
5 gemas
Sumo de 2 limões
150 g de açúcar
4 colheres de sopa de manteiga


Decoração:
Framboesas frescas q.b.
Folhas de hortelã q.b.


Base: bater todos os ingredientes num robô com gancho até que a massa comece a descolar da taça e forme uma bola. Envolver em película aderente. Levar ao frigorífico durante 30 minutos.
Pré-aquecer o forno a 175ºC. Estender a massa numa superfície enfarinhada (com farinha sem glúten). Forrar miniformas com a massa. Picar as bases das minitartes com um garfo. Levar ao forno durante 15 minutos. Desenformar.

Curd de limão: misturar o açúcar, o amido de milho e as gemas num tacho. Juntar a casca e o sumo de limão. Levar ao lume até engrossar, sempre a mexer. Envolver a manteiga até ficar uniforme. Verter num prato fundo. Deixar arrefecer e levar ao frigorífico. Rechear as bases de minitarte. Decorar com framboesas frescas e hortelã.

nas redes

pesquisar