Perfil

SIC

Tozé Brito sofreu de abuso sexual aos 10 anos: "Foi completamente agressiva"

O cantor e compositor foi o convidado do 'Alta definição' deste sábado.

Tozé Brito foi o convidado deste sábado do programa de Daniel Oliveira, 'Alta Definição', e ao apresentador fez declarações inéditas sobre a sua infância. O cantor e compositor português recordou um episódio marcante, quando tinha apenas 10 anos, onde sofreu de abuso sexual por parte de uma antiga empregada doméstica.

"Meteu se na minha cama, literalmente, e com dez anos não percebia o que estava a acontecer (...) marcou-me para a vida" contou durante a entrevista. Apesar de ter sido um episódio isolado Tozé Brito revelou que o acontecimento poderia ter sido menos traumático se tivesse mais conhecimentos sobre o assunto: "A educação sexual deve fazer parte da educação de qualquer criança desde muito cedo para evitar choques como aquele que eu vivi" explicou.

Questionado sobre alguns pormenores do abuso sexual por parte da empregada, o cantor descreveu a abordagem como violenta: "Foi completamente agressiva. Não houve ali carinho nenhum, cuidados nenhuns. Não houve aproximação, digamos, doce, terna, meiga. Foi uma coisa puramente física, sexual, animal. E com dez anos não estás nunca à altura de responder a uma coisa dessas, ainda por cima quando a pessoa tem o dobro da tua idade, tem mais de vinte! Foi um choque”.

Tozé Brito revelou ainda a Daniel Oliveira que guardou segredo durante anos: "Não contei a ninguém durante anos e anos e a primeira pessoa a quem contei foi ao meu médico, com quem eu tinha imensa confiança”.

Hoje, com 66 anos, explica que o episódio teve consequências na sua abordagem ao sexo feminino durante a adolescência: "Criou ansiedade, muitas vezes, durante muitos anos, quando estava com namoradas e raparigas da minha idade. Não sabia o que estava a fazer mal". rematou.

nas redes

pesquisar